Copyright © 2004 Gato persa - todos os direitos reservados.
As informações aqui prestadas são de responsabilidade dos anunciantes, colaboradores e parceiros.
Hospedado pela Win2000.
 
 

 

Doenças comuns em filhotes de gatos   

As doenças mais comuns que acometem os gatinhos desde o nascimento até a idade de 12 semanas, normalmente são adquiridas no útero, imediatamente após o nascimento ou quando ocorre o desmame.

As doenças virais respiratórias são muito freqüentes e as mais comuns são a rinotraqueíte e a calicivirose que normalmente ocorrem juntas.

Os gatinhos adquirem a infecção da mãe ou tendo contato com outro gato infectado (alguns gatos adultos são portadores assintomáticos, ou

seja, eles não apresentam os sintomas da doença, mas podem transmiti-la a outros gatos).

Os sintomas são: conjuntivite com lacrimejamento, e se houver contaminação por agentes bacterianos na mucosa ocular haverá eliminação de secreção purulenta, úlcera de córnea, podendo chegar até a perfuração da córnea e perda do olho. Há falta de apetite (principalmente quando há úlceras oro-nasais),  depressão, febre, podendo ocorrer falta de ar e tosse.

Embora sejam doenças perturbadoras, a taxa de mortalidade não é tão elevada se um tratamento for iniciado antes da doença progredir. O mais preocupante nos filhotes é a desidratação e a infecção bacteriana secundária que pode conduzir à uma broncopneumonia e levar à morte.

Por ser uma doença altamente contagiosa entre os gatos, é necessário isolar os animais acometidos e tratá-los isoladamente de acordo com a orientação de um médico veterinário.

Outra patologia muito comum nos filhotes é a panleucopenia felina, doença causada por um parvovírus que causa destruição da mucosa intestinal levando a uma enterite. Os sintomas são letargia, febre, anorexia,vômitos, diarréia e desidratação. O tratamento deve ser de apoio, enquanto os próprios mecanismos naturais de defesa do gatinho derrotam o vírus.


Drª Estela Sefora G. Pazos
CRMV-SP 17880

Curriculum

Dúvidas?

Preencha o formulário da HOME

e em breve retornaremos.

 
 
 
 
continua>>>

 

Página principal Pessoas que acreditam neste projeto. Visite nossa loja. O gato persa. Conheça alguns criadores de qualidade. Melhore sua capacidade profissional. Seu gatinho namorou? Então se ligue no dia no nascimento! A idade do nosso amigo. Quer um filhote? Então clique aqui! Dúvidas sobre a saúde do seu gato? Esclareça aqui! Onde o site é notícia.